Ética

O que é ética?

É conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

COMPROMISSOS ÉTICOS

Para a GBPlast ética representa a nossa reputação como uma empresa parceira de negócios confiável e é um de nossos ativos mais valiosos, além de ser fundamental para o nosso sucesso. Para proteger a nossa reputação e a nossa marca, agimos de acordo com padrões de comportamento ético assumindo os seguintes compromissos:

  • Não empregar mão de obra infantil;
  • Não utilizar ou empregar mão de obra forçada;
  • Permitir que seus trabalhadores participem livremente de associações e que possam negociar coletivamente, de acordo com a legislação local, sem interferência, discriminação, retaliação ou assédio;
  • Tratar os trabalhadores de forma justa e não discriminatória, garantindo-lhes a igualdade de oportunidades e a ausência de qualquer política que vise a (ou indiretamente resulte em) discriminação, a qualquer título que seja, incluindo, mas não se limitando a raça, sexo, orientação sexual, posição social e pessoal, estado de saúde, deficiência, idade, nacionalidade, religião ou crença pessoal (de acordo com as leis aplicáveis);
  • Não comprar materiais extraídos de forma ilegal (que não respeitem as leis ambientais do país);
  • Garantir que todos os empregados recebam, os salários e benefícios garantidos por lei;
  • Manter relações de trabalho com seus colaboradores de forma justa e em conformidade com as leis, normas e práticas aplicáveis;
  • Prover e manter um ambiente de trabalho seguro, em conformidade com todas as leis aplicáveis; e
  • Sempre pautar seus relacionamentos comerciais de forma lícita, honesta e ética.

 

DELAÇÃO

Para garantir a aplicação efetiva do código, a GBPlast exige que todos aqueles que tomem conhecimento de casos de não conformidade com este Código façam um alerta. Colaboradores devem denunciar quaisquer violações ou suspeita de violações. Para isso, a GBPlast disponibiliza um formulário onde o colaborador preenche informações sobre a delação e deposita em uma caixa lacrada (com cadeado) onde somente o responsável pelo RH tem acesso.

De posse da informação o responsável do RH em conjunto com a diretoria e/ou outros pessoas pertinentes realizaram análise da informação e tomaram as medidas necessárias para resolução da situação.

Além disso, o colaborador pode relatar qualquer violação ou suspeita de violação ao seu superior direto ou a própria diretoria da empresa tomará as medidas necessárias conforme descrito no parágrafo acima.

Lembrando que toda a comunicação será tratada de forma absolutamente confidencial, protegendo o comunicador. Da mesma forma, serão também tratados relatórios de possíveis fraudes, perigos ou outros riscos sérios que podem prejudicar clientes, colegas ou a reputação da empresa.

A violação dos princípios estabelecidos no Código de Ética e Conduta e nos procedimentos da empresa compromete a relação de confiança entre a GBPlast e qualquer pessoa que cometa a violação.

 

POLÍTICA ANTISUBORNO

A GBPLAST proíbe estritamente a utilização real ou tentativa de qualquer forma de suborno ou corrupção, direta ou indiretamente. Desta forma, a GBPLAST está determinada a conduzir os seus negócios com integridade, agindo sempre de forma ética e em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Essa Política se aplica a todos os funcionários, parceiros de negócios e fornecedores e a qualquer outra pessoa física ou jurídica atuando em nome da GBPLAST.

A fim de atender a Política descrita acima estabeleceu as seguintes diretrizes a serem seguidas por seus colaboradores:

  1. Nunca tentar induzir um fornecedor/parceiro ou outro colaborador, a agir de forma ilegal ou imprópria;
  2. Nunca oferecer ou aceitar dinheiro ou qualquer coisa de valor, como presentes, propinas ou comissões vinculadas à aquisição comercial ou à concretização de um contrato;
  3. Nunca oferecer ou dar algum presente ou símbolo de hospitalidade a qualquer funcionário público ou agente ou representante do governo se houver qualquer expectativa ou implicação de um favor em troca;
  4. Nunca aceitar quaisquer presentes de qualquer parceiro comercial se houver qualquer sugestão de que um favor em troca é esperado ou esteja implícito;
  5. Nunca facilitar pagamentos para obter um nível de serviço ao qual normalmente não se teria direito;
  6. Nunca ignorar ou deixar de comunicar qualquer indício de pagamentos impróprios às respectivas autoridades;
  7. Nunca induzir ou ajudar qualquer indivíduo a infringir qualquer lei ou regulamentação aplicável.
  8. Comunicar aos superiores qualquer ato de terceiros que tenha visto e/ou presenciado, que infrinjam a política.